A coloração da urina pode mudar com o uso de determinados medicamentos (como propofol, indometacina, amitriptilina, cimetidina e azul de metileno, por exemplo), como é o caso dessa versão esverdeada.

   Além disso, o desenvolvimento de icterícia obstrutiva (onde a pele e os olhos ficam amarelados devido ao excesso de bilirrubina no sangue) ou infecção por bactérias do tipo pseudomonas também podem levar a essa consequência.

   Em um caso relatado recentemente, um paciente de 62 anos com doença pulmonar obstrutiva crônica, que passou por intubação, ventilação mecânica e infusão contínua de propofol, apresentou essa alteração. Não foram detectados outros motivos, levando a equipe médica a concluir que o propofol estava tornado a urina verde. Quando a ingestão do medicamento foi interrompida, a coloração do líquido voltou ao normal e ele recebeu alta da UTI onde estava internado.

   Até o momento, acredita-se que os metabólitos fenólicos do remédio provocam a mudança quando a urina é eliminada pelo rim. E apesar de incomum, o quadro é benigno.

    Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários!